Resumo

INTRODUÇÃO

As mudanças no âmbito da formação inicial de Professores(as) em Educação Física (EF) têm incidido na forma como os cursos tem se desenvolvido. No Brasil, segundo Hack (2017), os cursos são majoritariamente presenciais (85%), de oferta privada (85%) e, os cursos a distância de oferta privada (92%), reforçando uma dupla polarização na formação de professores, em sua maioria formados por instituições privadas e em grau de bacharelado. No Amapá os dois primeiros cursos de EF tiveram início em 2006, com 2 instituições, sendo 1 privada e 1 pública, todas na modalidade de ensino presencial e no grau de Licenciatura. Dados de maio 2017, apontam que os cursos de EF no Amapá correspondiam a 1% dos cursos em atividade no Brasil, totalizando 10 cursos, destes, a distância: 2 bacharelados privados, 1 licenciatura pública, e 3 licenciaturas privadas; presencial: 1 bacharelado privado, 2 licenciaturas privadas e 1 licenciatura pública (Hack, 2017), alterando significativamente o perfil dos cursos em relação a implantação dos mesmos no Amapá. Assim o objetivo desta pesquisa foi identificar o perfil dos Cursos de Formação Inicial em EF no Amapá.

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