Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar quais e como são organizados os conhecimentos/ saberes da Educação Física para as Pessoas com Deficiência – PcD pelos professores que ministram a disciplina de Educação Física Adaptada – EFA nos cursos de Licenciatura em Educação Física no estado de Mato Grosso. Para o desenvolvimento da pesquisa, nos pautamos em referenciais teóricos que abordaram os seguintes assuntos: Educação Física no Brasil e Formação Inicial; formação do professor de Educação Física para a inclusão da PcD; Inclusão; deficiência e EFA. A pesquisa se caracterizou como descritiva, do tipo Survey, com abordagem qualitativa. O universo de pesquisa foram os cursos de Licenciatura em Educação Física do estado de Mato Grosso e os sujeitos foram 12 (doze) professores que trabalham com a disciplina de EFA em 12 (doze) Instituições de Ensino Superior do estado, além de 84 (oitenta e quatro) acadêmicos que já cursaram a disciplina destas mesmas instituições. Como instrumentos de levantamento de dados utilizamos os planos de ensino fornecidos pelas instituições pesquisadas, uma entrevista semiestruturado para os docentes e um questionário para os acadêmicos. O estudo possibilitou compreender que, tanto docentes como acadêmicos compreendem as questões que permeiam a inclusão, a PcD e a EFA, no entanto, com uma visão crítica ao sistema educacional, apontam algumas restrições na inclusão das PcD no ensino regular. Mesmo com os avanços que ocorreram nos cursos de Educação Física em relação aos conhecimentos/ saberes da EFA, ainda há a necessidade de reestruturação em alguns aspectos, tanto de caráter curricular, como metodológico, que contribuam para uma formação inclusiva dos futuros professores.

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