Resumo

Este trabalho tem como foco o Programa Institucio­nal de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Objetiva apresentar uma reflexão so­bre o desenvolvimento deste no curso de Licenciatura em Educação Física da Universi­dade Federal de São João Del Rei num período de 24 meses em três escolas públicas e re­lacioná-lo com saberes impor­tantes para a formação inicial de professores. Efetuou-se uma revisão da literatura so­bre a formação de professo­res enfatizando a relação teo­ria e prática; o conhecimento necessário para o trabalho docente; e dos avanços que o Pibid está proporcionando, de maneira geral, aos Licencian­dos-bolsistas que dele partici­pam. Para verificação desses aspectos acompanhei siste­maticamente, no papel de co­ordenador do Pibid-Educação Física da Universidade Fede­ral de São João Del Rei-MG, o trabalho pedagógico elabora­do e desenvolvido por vinte e quatro estudantes de Educa­ção Física durante dois anos. O impacto dessa experiência na formação inicial foi ava­liado com a aplicação de um questionário composto de 7 (sete) perguntas abertas as quais foram respondidas por 21 bolsistas. Os dados foram interpretados submetendo-os à análise de conteúdo e com­parados com os atuais estu­dos e pesquisas sobre forma­ção de professores e sobre o Pibid. A análise dos dados re­velam/demonstram que sabe­res fundamentais na formação inicial e para o exercício da do­cência foram apreendidos pelos Licenciandos-bolsistas duran­te a participação nesse progra­ma. Dentre eles a indissocia­bilidade entre teoria e prática; a importância da organização coletiva do trabalho docente; e elementos importantes dos sa­beres da Didática

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