Formação Inicial de Professores de Educação Física no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Por Ricardo Ducatti Colpas (Autor).
Em REBESCOLAR - Revista Brasileira de Educação Física Escolar v. 1, n 1, 2015.
Resumo
Este trabalho tem como foco o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Objetiva apresentar uma reflexão sobre o desenvolvimento deste no curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de São João Del Rei num período de 24 meses em três escolas públicas e relacioná-lo com saberes importantes para a formação inicial de professores. Efetuou-se uma revisão da literatura sobre a formação de professores enfatizando a relação teoria e prática; o conhecimento necessário para o trabalho docente; e dos avanços que o Pibid está proporcionando, de maneira geral, aos Licenciandos-bolsistas que dele participam. Para verificação desses aspectos acompanhei sistematicamente, no papel de coordenador do Pibid-Educação Física da Universidade Federal de São João Del Rei-MG, o trabalho pedagógico elaborado e desenvolvido por vinte e quatro estudantes de Educação Física durante dois anos. O impacto dessa experiência na formação inicial foi avaliado com a aplicação de um questionário composto de 7 (sete) perguntas abertas as quais foram respondidas por 21 bolsistas. Os dados foram interpretados submetendo-os à análise de conteúdo e comparados com os atuais estudos e pesquisas sobre formação de professores e sobre o Pibid. A análise dos dados revelam/demonstram que saberes fundamentais na formação inicial e para o exercício da docência foram apreendidos pelos Licenciandos-bolsistas durante a participação nesse programa. Dentre eles a indissociabilidade entre teoria e prática; a importância da organização coletiva do trabalho docente; e elementos importantes dos saberes da Didática