Formação na América: Sobre a Territorialidade da Formação em Educação Física e Saúde
Por Carla Loyana Dias Teixeira (Autor), Marta Genú (Autor).
Em XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Conice - CONBRACE
Resumo
A formação do professorde Educação Física vem sendo alvo de intensas discussões, não somente na Universidade do Estado do Pará, como também em todo o Brasil. Aexperiência acadêmica emuniversidade estrangeira possibilita refletirsobre a realidade da formação profissionalbrasileira em Educação Física, porque o distanciamento e a vivência em outro contexto de formação com abordagem diferenciada e outro referencial teórico amplia os elementos teóricos e de forma de trabalho na relação social e acadêmica quanto a abordagem didático-metodológica. Com as disciplinas cursadas foi possível perceber diferentes conduções didáticas pelos docentes e outros aportes teóricos, dentreas obras apreciadas no período de mobilidade acadêmica na Universidade do Estado de Nova Iorque, está o livro “Essentials of Exercise Physiology” (KATCH; MCARDLE; KATCH, 2011), que amplia a concepção sobre a relação saúde e educação na formação