Resumo

O objetivo desta tese é compreender os modos como diferentes países da América Latina hispanofalantes propõem a formação do profissional para atuar com o esporte fora do contexto escolar, analisando as maneiras de fazer dos diferentes contextos e perspectivas de formação. Produzimos um banco de dados com informações de: a) 64 artigos que abordam a temática no mundo; b) 19 Leis Federais Esportivas e três documentos oficiais de Política Nacional do Esporte; c) 140 instituições de formação que habilitam para atuação no esporte, localizadas nos 18 países que compõem a América Latina hispanofalante. Se desenvolve como uma pesquisa quanti-qualitativa, de natureza mista, do tipo projeto incorporado de caráter exploratório, operando com o método comparativo e a crítica-documental. O capítulo I apresenta o delineamento geral do estudo, com os questionamentos e objetivos. O capítulo II investiga o modo como se constitui o campo de produção acadêmica que discute a formação de profissionais para atuar no esporte, analisando, por meio de indicadores bibliométricos, as publicações, os autores, as redes de colaboração e os periódicos onde se publicam artigos sobre a temática. O capítulo III mapeia, por meio da análise dos conteúdos dos artigos em circulação nos periódicos da área, as variadas possiblidades de interpretação sobre o modo como diferentes países têm enfrentado o processo de formação para o esporte. O capítulo IV analisa as bases legais que regulamentam e caracterizam o esporte na América Latina, compreendendo como esses países tem regulado o contexto profissional que determina a atuação no esporte. O capítulo V apresenta um panorama sobre como a formação para o esporte está presente nas leis específicas esportivas e, também, mapeia as instituições e modalidades de ensino que são ofertados pelos programas de formação nos 18 países hispanofalantes da América Latina. Com base nos achados, a tese confirma a hipótese de que ainda não existe uma delimitação acadêmica bem definida de formação para o esporte nos países da América Latina e que em muitos casos o conceito é incluído dentro da ideia de formação esportiva. Conclui, assim, que tal movimento se reflete no campo acadêmico-científico, nas leis esportivas, políticas esportivas e concepções formativas adotadas pelas instituições que habilitam profissionais para trabalharem diretamente no campo.

Acessar