Formação Por Competências de Profesores de Educação Física: o Caso de Uma Universidade Chilena
Por Franklin Castillo Retamal (Autor), Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira (Autor), Ricardo Souza de Carvalho (Autor), Marcelo Castillo Retamal (Autor), César Faúndez-casanova (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 30, n 1, 2019.
Resumo
No Chile, a formação de professores de educação física tem sido tradicionalmente baseada em modelos higienistas, dentro do paradigma biométrico. Devido às mudanças sociais e às necessidades do país, é incentivada a implantação de modelos reflexivos de prática profissional na capacitação de professores em Educação Física. Na Universidade Católica de Maule (UCM), é desenvolvido o modelo baseado em competências profissionais na formação de professores de Educação Física, no qual os possíveis domínios de desenvolvimento são determinados identificando o conhecimento mínimo articulado de forma transversal realizando ajustes verticais por meio dos diferentes módulos semianuais e horizontais ao longo do itinerário formativo. Esta proposta tem se colocado como de sucesso, mas o trabalho por competências ainda carece de maior entrosamento didático e ajustes curriculares, fato este normal dentro de qualquer proposta de formação profissional, ou seja, a revisão continuada.