Resumo

Compreendendo que a avaliação está presente no meio educacional e que o mesmo a circunscreve a docência, o presente trabalho investiga o currículo da formação inicial de professores, tendo como objetivos averiguar nos cursos de Licenciatura, Formação Inicial de Professores da Educação Básica, de uma Universidade pública, os elementos do currículo de formação que apontam como a avaliação tem sido proposta e; identificar, nas propostas curriculares (Projeto Pedagógico), as concepções de avaliação presente nas concepções de professor e de currículo em cada curso de Licenciatura dessa universidade, bem como as disciplinas vinculadas com a temática da avaliação. Da mesma forma busca-se também confirmar com os coordenadores de curso as informações obtidas sobre a proposta curricular ampliando o seu enfoque no que diz respeito à avaliação da sala de aula e; aprofundar a temática de estudo no curso de Licenciatura em Educação Física, priorizando as disciplinas que poderiam fornecer subsídios para o processo de avaliação, tanto no que diz respeito ao conteúdo como compreensão de professor. Como caminho escolheu-se a pesquisa de natureza qualitativa, do tipo Construcionismo Social, tendo como técnicas fonte documental, entrevista semi-estruturada e análise de conteúdo acompanhada de uma atitude critica na discussão dos dados. Os resultados e a sua discussão foram apresentados em três eixos temáticos: As concepções de professor e currículo; Avaliação e; A formação do professor no curso de Educação Física.

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