Resumo

A formação de professores vem atravessando grandes mudanças nos últimos anos. O advento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica (Resolução CNE/CP 01-2002) e para os cursos de Graduação em Educação Física (Resolução CNE/CES 07-2004) provocou um amplo movimento de debate curricular na área. A expansão dos cursos de Formação de Professores a Distância, com a criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) traz novos elementos para o cenário acadêmico. O presente estudo teve como propósito a observação, através de pesquisa de múltiplos casos, das experiências docentes de quatro acadêmicos de um curso de licenciatura em educação física na modalidade a distância. Entendendo que nestes casos a relação com o conhecimento ocorre, privilegiadamente, a partir da mediação com as tecnologias digitais, optamos por refletir como se dá a inserção destes acadêmicos nas culturas escolares. O critério de inclusão dos sujeitos foi a ausência de experiências docentes no âmbito da educação física. Levamos em consideração a observação dos subsídios teórico-metodológicos desenvolvidos no curso; a elaboração e avaliação dos planejamentos de ensino no estágio; e como se dá a imersão dos alunos na cultura escolar nesta fase da formação docente. Os instrumentos de coleta foram entrevistas do tipo semi-estruturada e os planos de aula do estágio, juntamente com seus relatos. A discussão dos dados foi organizada a partir de elementos teórico-metodológicos sugeridos pela técnica de análise de conteúdo, com variações a partir da análise temática. Destacamos o papel do estágio como experiência fundamental na formação inicial de professores, no ensino presencial e a distância.

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