Formação Profissional em Educação Física: Dilemas, Divergências e Protagonismos das DCN Atuais

Por: Paulo Roberto Veloso Ventura e Rodrigo Roncato Marques Anes.

Formação Profissional e Mundo do Trabalho.

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.Resumo

Introdução A exigência temporal que determina o atual modo de produção nos impele, muitas vezes, problemas que amarram nosso movimento na produção do conhecimento e no debate político, movimento este que tem como intuito provocar rupturas ao sistema vigente. É o caso da temporalidade que antecedeu esta obra, cuja sustentação surge dos fatos que projetaram o momento histórico de elaboração das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) da Educação Física,1 e que traz na esteira as alterações curriculares que cada Instituição de Ensino Superior (IES) terá que fazer, em maior ou menor proporção, na forma e no conteúdo da formação produzida nesta área. No entanto, o movimento político no entorno do contexto que gerou tais diretrizes, ainda se mostra muito sombrio, a partir das diversas interlocuções, que os autores deste texto tiveram, desde agosto de 2015, com o Conselho Nacional de Educação (CNE).

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