Formação Profissional do Gestor Esportivo: Estudo Sobre Competências Necessárias Ao Desempenho da Função
Por José Aristides Carvalho de Mello (None), Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva (Autor), José Aristides Carvalho de Mello (Autor).
Em 3º Congresso Internacional de Gestão do Esporte e do Lazer - CBGE
Resumo
As áreas de intervenção em Educação Física e Esporte se expandiram nas duas últimas décadas gerando novos desafios para a formação profissional. O profissional que antes atuava apenas em escolas, clubes e academias exercendo função docente, hoje também atua como gestor de serviços de atividade física, esporte e lazer, tanto em instituições públicas, quanto privadas. Por essa recente inserção no mercado de trabalho, percebemos que a formação inicial do gestor esportivo ainda não foi suficientemente subsidiada com elementos da prática profissional. Por outro lado, o conceito de gestão por competências vem sendo largamente utilizado por organizações empresariais dos mais variados segmentos. Avolumam-se os estudos buscando traçar mapas de competências para as funções gerenciais e diretivas das empresas. Na Educação, o tema também tem sido muito estudado e várias são as publicações que buscam conceituar as competências necessárias à atuação dos professores. A presente pesquisa teve por objetivo conhecer qual a percepção dos gestores esportivos sobre as competências necessárias ao desempenho de suas funções, como forma de subsidiar a formação profissional em Educação Física. Para tanto, entrevistamos gestores de academias esportivas, utilizando entrevista semi-estruturada, a partir de uma questão norteadora aberta. As entrevistas foram analisadas no nível individual, por meio de análise ideográfica do discurso, e numa visão de conjunto, por meio de análise nomotética. O número de entrevistados não foi estabelecido previamente, uma vez que se procurou atingir um ponto de redundância nas informações contidas nos discursos dos sujeitos como critério para interrupção da coleta de depoimentos. As entrevistas ora analisadas nos remeteram a três blocos de indicadores de competências, quer sejam conhecimentos, habilidades e atitudes, em concordância com o que sugere a literatura. O método se mostrou adequado aos objetivos da pesquisa, pois permitiu ao pesquisador identificar unidades de significado a partir do discurso dos sujeitos entrevistados. Novas entrevistas deverão ser realizadas para que o fenômeno possa se desvelar em sua plenitude.