Formação Profissional e Percepção de Competências de Estudantes de Educação Física: Uma Reflexão a Partir da Disciplina de Esportes de Aventura e na Natureza
Por Priscila Mari dos Santos (Autor), Miraíra Noal Manfroi (Autor), Juliana de Paula Figueiredo (Autor), Vinicius Zeilmann Brasil (Autor), Alcyane Marinho (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 26, n 4, 2015. Da página 530 a 540
Resumo
Um dos desafios que se coloca às instituições de ensino superior é o de ser capaz de formar profissionais de Educação Física competentes, aptos a desenvolver o exercício da futura profissão e comprometidos com a melhoria das práticas profissionais nos contextos de atuação. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo, a partir do modelo de competência profissional proposto por Cheetham e Chivers (1996, 1998), verificar as competências observadas por 46 formandos do curso de Bacharelado em Educação Física de uma universidade pública de Santa Catarina, ao longo do desenvolvimento de uma disciplina centrada na abordagem de esportes de aventura e na natureza. Realizou-se uma investigação descritivo-exploratória, com abordagem qualitativa. Os resultados apontam que a disciplina, além de atingir seus objetivos, contribuiu significativamente para o desenvolvimento e a percepção de competências em diferentes níveis, bem como oportunizou a visualização do atual mercado de trabalho em Educação Física.