Resumo

Ao considerar o contexto educacional, estudos relatam que a opressão exercida pelo próprio poder da organização escolar tem propagado ações de violência em seu interior. Nesse sentido, o papel do professor necessita transcender os conteúdos escolares, abordando nas suas intervenções pedagógicas a temática em questão. Porém, estudos revelam que muitas vezes os professores não conseguem desenvolver em suas aulas ações que realmente favoreçam o repúdio das atitudes violentas tanto dentro como fora da escola. Esse estudo tem como objetivo investigar como os professores do curso de Licenciatura em Educação Física abordam o tema violência em suas aulas. A amostra foi delimitada pelos doze docentes atuantes no curso de licenciatura em Educação Física de uma Faculdade privada, localizada em São Paulo/Brasil. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa de natureza descritiva. Para coleta dos dados utilizou-se como instrumento um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os dados foram tratados a partir da análise do conteúdo. Foi possível inferir que todos os docentes já sofreram algum tipo de violência durante o seu exercício profissional. Percebemos também que todos consideram o tema importante na formação profissional e o tem abordado. Porém, dez professores o fazem sem sistematização, apenas dois docentes relatam o assunto em seu plano de ensino. O estudo mostrou que apesar da relevância, o tema ainda não está presente na maioria das disciplinas. É preciso considerar essa necessidade na formação profissional, abordando o assunto, não somente no contexto escolar, mas o considerando num amplo cenário de relações humanas.

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