Editora FURB. Brasil 1999. 243 páginas.

Sobre

A presente obra assinada por Lamartine DaCosta é na sua origem uma pesquisa de campo realizada ao longo da década de 1990 em conjunto com Roberto Ballalai (falecido durante os trabalhos) e alunos de mestrado e doutorado em Educação Física da então existente Universidade Gama Filho no Rio de Janeiro. Trata-se na essência de uma revisão do tema da Formação profissional em perspectivas internacionais à qual foram adicionados os dados quantitativos da pesquisa inicial de modo a se ter um panorama de diagnóstico da situação nacional contextualizado. Assim proposto o livro lançado no final de 1999 em edição comercial tornou-se uma visão atualizada da Formação Profissional em Educação Física no Brasil, algo ainda carente na atualidade.

Outro aspecto situacional a ser hoje considerado para avaliar a obra em seus préstimos
acadêmicos como também profissionais refere-se às análises de cada disciplina per se,
resultado finalmente num panorama – mencionado pelo autor como “epistemológico” –
da Educação Física e áreas congêneres tratado como área de conhecimento, caracterização necessária para a compreensão da Educação Física como disciplina autônoma e, portanto, de validade profissional.

De resto, o estudo representado pelo livro é uma radiografia da Educação Física em seus
aspectos de formação no Ensino Superior em vias de se tornar uma das maiores profissões do país em número de afiliados ao Conselho profissional respectivo, situação hoje tipificada pelo Sistema CONFEF -CREF. Como tal, a obra com suas análises tem obtido validade nas décadas seguintes ao seu lançamento e circulação.

Arquivo