Formação Profissional em Educação Física: Homofobia, Heterossexismo e as Possibilidades de Mudanças na Percepção Dos(as) Estudantes
Por Paula Silva (Autor), Pedro Valdivia-moral (Autor), Myllena Camargo de Oliveira (Autor), Ivana Vedoin Venturini, (Autor), Angelita Alice Jaeger (Autor).
Em Movimento v. 25, n 1, 2019. Da página 5040 a -
Resumo
Objetivamos conhecer a percepção de estudantes de Educação Física acerca de comportamentos e comentários homofóbicos e heterossexistas presentes na formação profissional, identificando sugestões para torná-la mais receptiva à diversidade de sujeitos. Esta pesquisa mista contou, primeiramente, com 260 estudantes que responderam um questionário que foi analisado a partir da frequência de respostas. Na segunda etapa participaram 19, divididos em 3 grupos focais, cujo conteúdo foi transcrito e submetido a análise de conteúdo com auxílio do software QSRNVivo. Os resultados apontam que é forte a incidência de comportamentos e comentários homofóbicos e heterossexistas entre estudantes, ocorrendo sobretudo entre os homens. Afirmam que os(as) docentes reforçam ou silenciam diante dessas condutas e pouco colaboram para criar um ambiente seguro e livre de preconceitos. Para alterar esse cenário, é necessário cultivar o respeito, problematizar o currículo heteronormativo e oportunizar diferentes ações que envolvam a comunidade acadêmica.