Formação Profissional em Lazer: a Construção e a Mobilização de Saberes em Contextos de Violência
Por Samuel Santos (Autor), Hélder Ferreira Isayama (Autor).
Em Revista Brasileira de Estudos do Lazer - RBEL v. 2, n 1, 2015.
Resumo
O artigo aborda questões ligadas aos saberes e suas relações com o campo da Educação Física, tendo como referência a atuação desse profissional no lazer. O objetivo foi identificar os saberes mobilizados por oficineiros formados em Educação Física que atuam no Programa Fica Vivo! de Belo Horizonte, bem como compreender como os saberes são por eles construídos e apropriados ao longo de suas trajetórias. Na metodologia utilizamos pesquisa bibliográfica e de campo e entrevistamos nove oficineiros do Fica Vivo! de Belo Horizonte que atuam em oito diferentes espaços da cidade e para a análise dos dados adotamos a técnica de análise de conteúdo. O estudo mostra a importância de refletirmos sobre os saberes da formação do profissional de Educação Física que atua no campo do lazer, no sentido de apontar elementos que possam compor novos currículos de formação na área.