Resumo

Esta pesquisa partiu do pressuposto de que os estudos do lazer podem ser vistos como uma proposta a ser discutida nos processos de formação profissional dos cursos de graduação em Educação Física, tanto por seus conteúdos culturais físico-esportivos quanto pela relação entre o lúdico e a educação, o que torna necessário repensar a construção desse conhecimento no processo de formação. A fundamentação teórica baseia-se em diversos autores, com destaque para os estudos de Marcellino (2010), que entendem o lazer como manifestação cultural, e de Isayama (2002, 2008 e 2010), que tratam da relação entre a formação superior em Educação Física e a atuação na área do lazer. Nosso objetivo foi investigar as relações entre a formação profissional em estudos do lazer e o mercado de trabalho. Para tanto, lançamos mão de pesquisas bibliográfica e documental. A pesquisa bibliográfica foi realizada por meio dos Sistemas de Bibliotecas da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), além de sites acadêmicos da internet e do Banco de Teses da Capes, nos últimos cinco anos, abrangendo as técnicas: 1) levantamento bibliográfico inicial, correspondente aos temas-chave formação profissional, educação física e lazer; 2) análise textual; 3) análise interpretativa (SEVERINO, 1993). A pesquisa documental (BRUYNE, 1991) foi utilizada para a análise dos projetos pedagógicos dos cursos e de seus planos de ensino por meio de análise de conteúdo (GIL, 2002). Os cursos foram selecionados por sua localização no Estado de São Paulo, onde o mercado de trabalho do profissional está mais desenvolvido, com três instituições particulares e três públicas.

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