Resumo

A gestão esportiva é um mercado em plena expansão na área da Educação Física e do Esporte, no entanto ainda não suficientemente atendida nos cursos de formação profissional em nível de graduação. A identificação das competências necessárias ao exercício da função torna-se, portanto, importante recurso para subsidiar a elaboração de currículos e programas de formação profissional. Enquanto organizações empresariais utilizam o conceito de gestão por competências nos seus mais variados segmentos, na Educação o tema tem sido estudado no sentido de conceituar as competências necessárias à atuação dos professores. Esta pesquisa teve por objetivo identificar a percepção de 12 (doze) gestores esportivos que atuam em academias esportivas privadas na cidade de São Paulo, utilizando entrevista semi-estruturada, a partir de uma questão norteadora aberta cujas respostas foram analisadas individualmente, e, posteriormente, no conjunto dos entrevistados. Os resultados foram agrupados em 3 (três) blocos de indicadores de competências, sendo 7 referentes a conhecimentos, 9 a habilidades e 16 a atitudes. Os indicadores de competências identificados possibilitaram a proposição de 5 competências essenciais aos gestores de academias esportivas. Tal levantamento pode servir como alerta para os elaboradores de currículos e programas de formação profissional em Educação Física e Esporte além de levantar possibilidades para novas pesquisas.

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