Resumo

O estudo é parte da dissertação de mestrado que buscou informações referentes à formação em Educação Física, e tem caráter descritivo exploratório com natureza quantitativa. Utilizou um questionário semiestruturado com o objetivo de identificar a importância atribuída pelos pesquisados aos aspectos relevantes de sua atuação em academias de ginástica e musculação, bem como identificar as disciplinas do curso de Educação Física que dão suporte à intervenção prática desses profissionais. A população considerada na pesquisa foi de 437 professores, que faziam parte de um universo de 82 academias de ginástica e musculação, localizadas na cidade de Aracaju/SE. Para compor a amostra, foram utilizados 30% do universo para formar as unidades de observação; e nessas unidades foram pesquisados todos aqueles professores que trabalhassem na orientação de atividades de ginástica e/ou musculação. As academias foram distribuídas pelas quatro regiões administrativas de saúde, de acordo com a quantidade de professores. Ficou constatado que o curso de Educação Física não é requisito para atuar nesse mercado específico, embora a maioria dos pesquisados considerem o curso como necessário para exercer essa função. O profissional que atua em academia de ginástica e musculação somente terá espaço enquanto acadêmico. A maior parte dos pesquisados considera o conhecimento científico, a aparência estética e física, a experiência como praticante de ginástica e musculação, o bom condicionamento físico e saber orientar os exercícios corretamente como sendo importantes para sua atuação nesse mercado de trabalho. Os conhecimentos sobre biodinâmica do movimento (bioquímica, fisiologia, biomecânica, cineantropometria, anatomia humana, cinesiologia) foram considerados importantes pela maioria dos pesquisados, assim como ser orientado por um profissional experiente, fazer estágio em academias, fazer avaliação física e montar o programa de  exercícios. A população estudada se julga preparada para atuar e assumir a responsabilidade sobre a elaboração e execução do programa de exercícios. Os currículos analisados priorizam as dimensões do conhecimento com disciplinas características de um curso de Licenciatura. A formação recebida pela população estudada é incoerente com sua atuação no mercado de trabalho; assim, seria importante um maior compromisso para estruturar a Educação Física com o intuito de intervir no mercado de academias de ginástica e musculação.

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