Formação ou Semi Formação de Professores de Educação Física: a Apropriação do Patrimônio Artístico na Era da Indústria Cultural
Por Juliana Moreira da Costa (Autor), Sandra Soares Della Fonte (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
Este artigo apresenta uma análise de como o processo de formação dos estudantes de Educação Física relaciona-se com suas experiências artísticas. Trata-se de uma pesquisa exploratória com base na análise de conteúdos. Como fundamentação teórica utilizamos a reflexão de Marx relacionada à formação humana omnilateral e aspectos da Teoria Crítica da Sociedade, com destaque à noção de Formação, Semiformação e Indústria Cultural. Com esta pesquisa notamos que os estudantes tem pouco contato com o patrimônio artístico e apresentam características dos mecanismos da Indústria cultural em sua formação. Entretanto percebemos que esse processo não é homogêneo e possui fissuras que nos dá a possibilidade de reflexões acerca da formação destes sujeitos.