Fortalecimento da Tolerância no Ambiente Escolar Por Meio de Um Programa Esportivo Recreativo de Ultimate Frisbee
Por Eduardo Elles Cuadro (Autor), Guillermo José Camacho Castañeda (Autor), Rafael Rodolfo Tamayo Tovar (Autor), Camilo José Acosta Vides, (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 27, n 291, 2022.
Resumo
As atividades esportivas recreativas contribuem significativamente para a formação de valores. O objetivo foi fortalecer a tolerância com alunos da 8ª série da Escola Fundação Pies Descalzos em Barranquilla por meio de um programa de esportes recreativos de ultimate frisbee. Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa e desenho pré-experimental; em que participaram 32 alunos, homens e mulheres, com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos. Inicialmente, constatou-se que os alunos apresentavam problemas de tolerância, por meio da aplicação de uma pesquisa que visava avaliar diversos aspectos do comportamento frente às atitudes de seus pares e algumas condições ambientais, e a revisão do laudo de convivência e disciplina realizado pela instituição periodicamente. Com base nos resultados do diagnóstico, foi concebido e desenvolvido em 24 sessões um programa definitivo de ultimate frisbee recreativo-desportivo, baseado na prática dos seus fundamentos técnicos e princípios básicos do jogo. A objetividade do programa para a promoção de valores como tolerância e a confiabilidade da pesquisa como instrumento para medir a tolerância foram endossadas por especialistas. Em seguida, a pesquisa foi aplicada novamente e o relatório de convivência foi revisado para avaliar os efeitos do programa, constatando que a maioria das faltas relacionadas à intolerância diminuiu significativamente. Em conclusão, a tolerância com os alunos foi fortalecida a partir da vivência do programa, fundamentalmente em aspectos como a redução das agressões entre os colegas e o estabelecimento de respostas assertivas a eles, e um comportamento mais tolerante durante as aulas de Educação Física