Resumo

As atividades esportivas recreativas contribuem significativamente para a formação de valores. O objetivo foi fortalecer a tolerância com alunos da 8ª série da Escola Fundação Pies Descalzos em Barranquilla por meio de um programa de esportes recreativos de ultimate frisbee. Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa e desenho pré-experimental; em que participaram 32 alunos, homens e mulheres, com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos. Inicialmente, constatou-se que os alunos apresentavam problemas de tolerância, por meio da aplicação de uma pesquisa que visava avaliar diversos aspectos do comportamento frente às atitudes de seus pares e algumas condições ambientais, e a revisão do laudo de convivência e disciplina realizado pela instituição periodicamente. Com base nos resultados do diagnóstico, foi concebido e desenvolvido em 24 sessões um programa definitivo de ultimate frisbee recreativo-desportivo, baseado na prática dos seus fundamentos técnicos e princípios básicos do jogo. A objetividade do programa para a promoção de valores como tolerância e a confiabilidade da pesquisa como instrumento para medir a tolerância foram endossadas por especialistas. Em seguida, a pesquisa foi aplicada novamente e o relatório de convivência foi revisado para avaliar os efeitos do programa, constatando que a maioria das faltas relacionadas à intolerância diminuiu significativamente. Em conclusão, a tolerância com os alunos foi fortalecida a partir da vivência do programa, fundamentalmente em aspectos como a redução das agressões entre os colegas e o estabelecimento de respostas assertivas a eles, e um comportamento mais tolerante durante as aulas de Educação Física

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