Resumo
A presente tese toma como referência as narrativas (visuais, orais e escritas) produzidas por professores/as de educação física para evidenciar e discutir os saberes produzidos pelos mesmos no cotidiano escolar. A questão que mobilizou a produção deste estudo foi: Quais saberes docentes são evidenciados nas narrativas (visuais, orais e escritas) produzidas por professores/as de educação física? Neste trabalho, as imagens fotográficas ocupam um papel estratégico no processo de produção das narrativas dos docentes. No tocante aos saberes produzidos pelos docentes, as narrativas expressam um conjunto de saberes que se constroem a partir do reconhecimento da condição sociocultural dos estudantes. Pode-se perceber um movimento por parte dos docentes de considerarem os estudantes como sujeitos que também produzem saberes nas aulas. Portanto, parece que é a partir desse ponto – o reconhecimento e a centralidade da condição sociocultural dos estudantes – que se configuram os processos de ensino das práticas corporais e consequentemente de produção de saberes docentes. Dentre os saberes evidenciados destacam-se aqueles relacionados ao processo de ressignificação de diferentes práticas corporais no contexto das aulas. Além disso, o processo de produção de narrativas também possibilitou a assunção de novas modalidades de saberes relacionados ao saber-ver, saber ouvir e saber observar.