Resumo

Buscamos revelar as (re)ações do corpo no contexto do ensino remoto através da fotonarratividade como conhecimento de si, do outro e do meio, em potência autoformadora. Apresentamos como pergunta geradora - o que o corpo expressa enquanto estudam remotamente? e descortinamos na e pela experiência de um sentir-pensar-agir pedagógico participativo nas aulas de Educação Física numa turma Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Tomamos as fotonarrativas produzidas pelos discentes como corpus em implicação hermenêutica crítica delineada pelos movimentos da pesquisa autobiográfica cujos referentes analíticos foram sustentados por Josso (2007) e Autor (2020) na constituição de conhecimentos aprendentes. Afirmamos uma experiência pedagógica implicada na produção de uma linguagem de sentidos e significados sobre as expressões corporais acerca do vivido pelos sujeitos-autores na temporalidade do ensino remoto pela fotonarratividade, reconhecendo a ensinagem na Educação Física em contexto de reexistência e resistência pedagógica acentuada pelo contexto pandêmico, implicada a uma práxis de humanização.

Referências

ABREU, Samara Moura Barreto de. A formação para a pesquisa de licenciandos em educação física: uma experiência (auto)formadora. 2015. 172f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE, 2015.

______. Autoformação docente na experiência de supervisão do Pibid: transações para uma práxis pedagógica emancipatória na educação física. 2020. 330f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE, 2020.

ABREU, Samara Moura Barreto de; SABÓIA, Wilson Nóbrega; NOBREGA-THERRIEN, Silvia Maria. Formação docente em educação física: perspectivas de uma racionalidade pedagógica do corpo em movimento. Educação & formação, v. 4, n. 12, p. 191-206, set./dez., 2019.

ABREU, Samara Moura Barreto de e colaboradores. Diários de aula como dispositivo pedagógico na (auto)formação docente. Revista de educação, ciência e cultura, v. 26, n. 1, 01-10, mar., 2021.

ALMEIDA JUNIOR, Ademir Soares de. Foto (e) grafias na formação de professores/as de educação física. Revista brasileira de pesquisa (auto)biográfica, v. 2, n. 6, p. 661-681, dez., 2017.

ALVES, Nilda. Imagens das escolas: sobre redes de conhecimentos e currículos escolares. Educar em revista, v. 17, n. 17, p. 53-62, jun., 2001.

ALVES, Flávio Soares; CARVALHO, Yara Maria; DIAS, Romualdo. A “escrita de si” na formação em educação física. Movimento, v. 17, n. 2, p. 239-258, 2011.

ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos. Ensinar, aprender, apreender e processos de ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade. Joinville, SC: Univille, 2003.

ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.

BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BOSSLE, Fabiano. Atualidade e relevância da educação libertadora de Paulo Freire na educação física escolar em tempos de “Educação S/A”. In: SOUZA, Claudio Aparecido; NOGUEIRA, Valdilene Aline, MALDONADO, Daniel Teixeira (Orgs.). Educação física escolar e Paulo Freire: ações e reflexões em tempos de chumbo. Curitiba, PR: CRV, 2019.

BRACHT, Valter. CBCE 40 anos: sobre “senderos” conflitantes entre epistemologia e política. In: LARA, Larissa e colaboradores (Orgs.). Ciências do esporte, educação física e produção do conhecimento em 40 anos de CBCE. Ijuí, RS: Unijuí, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

SANTOS, Elzanir dos; LIMA, Ideusuite de Sousa; DE SOUSA, Nadia Jane. “Da noite para o dia” o ensino remoto: (re)invenções de professores durante a pandemia. Revista brasileira de pesquisa (auto)biográfica, v. 5, n. 16, p. 1632-1648, dez., 2020.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. 10. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.

FABRI, Eliane Isabel; ROSSI, Fernanda; FERREIRA, Lilian Aparecida. Episódios marcantes das aulas de educação física: valorizando as experiências dos alunos por meio de narrativas. Movimento, v. 22, n. 2, p. 583-596, 2016.

Freire, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados, 1989.

JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Revista educação, v. 63, n. 3, p. 413-438, set./ dez., 2007.

JOSSO, Marie-Christine. Os relatos de histórias de vida como desvelamento dos desafios existenciais da formação e do conhecimento: destinos socioculturais e projetos de vida programados na invenção de si. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Orgs.) Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre, RS: EDIPUCRS, 2006.

Larrosa, Jorge Bondia. “Tecnologias do eu e educação”. In: SILVA, Tomaz Tadeu. O sujeito da educação. Petrópolis, RS: Vozes, 1994.

MACEDO, Roberto Sidnei. A pesquisa e o acontecimento: compreender situações, experiências e saberes acontecimentais. Salvador, BA: EDUFBA, 2016.

MADDALENA, Tânia Lúcia; COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro; TEIXEIRA, Marcelle Medeiros. O que dizem os memes da educação na pandemia? Dilemas e possibilidades formativas. Revista brasileira de pesquisa (auto)biográfica, v. 5, n. 16, p. 1518-1534, dez., 2020.

MOLINA NETO, Vicente. A cultura do professorado de educação física das escolas públicas de Porto Alegre. Movimento, v. 4, n. 7, p. 34-42, 1997.

NÓBREGA, Terezinha Petrúcio da. Corporeidade e educação física: do corpo objeto ao corpo-sujeito. Natal, RN: EdUFRN, 2000.

NÓVOA, António. Os professores e as histórias de vida. In: NÓVOA, António (Org.). Vida de professores. 2. ed. Porto, Portugal: Porto, 2013.

OLIVEIRA, Bráulio Nogueira de. Personal trainer de bolso: uma tecnologia disruptiva na produção de imperativos para uma vida fitness. 219 f. 2021. Tese (Doutorado em Ciências do Movimento Humano). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2021.

RICOEUR, Paul. Percurso de reconhecimento. São Paulo: Loyola, 2006.

SAMAIN, Etienne. Modalidades do olhar fotográfico. In: ACHUTTI, Luís Eduardo (Org.). Ensaios (sobre o) fotográfico. Porto Alegre, RS: Editorial, 1998.

SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador: Uneb, 2006.

ZABALZA, Miguel. Diários de aula: contributos para o estudo dos dilemas práticos dos professores. Porto, Portugal: Porto, 1994.

Acessar