Resumo

Introdução: O esporte historicamente vem sendo não só um terreno fértil da produção social da masculinidade, como também uma poderosa instituição que reproduz simbolicamente os relacionamentos patriarcais existentes. Verificamos que imprensa esportiva ainda carreia a imagem das mulheres atletas mantendo padrões ainda subordinados a uma hegemonia masculina que “legisla” sobre o que se quer ver. Objetivo: Analisamos, na ótica do gênero, como categoria relacional, o trato da mídia aos atletas em grandes eventos esportivos.

Método: O corpus de análise compreendeu 36 fotos publicadas no Caderno de Esportes do Jornal “O Globo” durante o ano de 2010 relacionadas aos eventos esportivos de grande repercussão.

Resultados e Discussão: As análises das imagens revelaram: o aumento da visibilidade do rosto feminino diferentemente do que foi constatado por Romero e Pereira (2008); as atletas de tez clara contabilizaram maior número de registros e foram escassas as fotos de grandes atletas negras, transparecendo o privilégio de uma determinada cultura – a do homem branco (PILOTTO,1999); o ângulo de captura das  fotos sugere formas corporais femininas exibidas como mercadoria de consumo ou com a finalidade de exibir um corpo saudável (CAMPOS, 2006; MUHLEN, 2012), ao passo que as masculinas focam o desempenho, detalhando valências físicas.

Conclusão: Inferimos que a cobertura jornalística, embora tenha conferido visibilidade à mulher, ainda evidencia seus atributos físicos em detrimento do desempenho atlético, característica esta que para os homens é evidenciada, fazendo-nos depreender que a mídia esportiva continua a reproduzir as desigualdades de gênero. 

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