Fragilidades do Conceito de Infância na Formação Inicial na Licenciatura em Educação Física
Por Vânia de Fátima Matias de Souza (Autor), Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira (Autor), Patric Paludett Flores (Autor), Bruna Solera (Autor), Ana Luiza Barbosa Anversa (Autor), Yedda Maria da Silva Caraçato (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 25, n 268, 2020.
Resumo
Esta pesquisa objetivou analisar o conceito de infância na formação inicial nos cursos de Licenciatura em Educação Física, a partir dos indicadores contidos nas ementas dos cursos das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do estado do Paraná. Utilizou-se dos pressupostos da pesquisa qualitativa do tipo documental, com o intuito de apresentar as interlocuções percebidas sobre o reconhecimento da infância no processo formativo. Os resultados indicam a escassez de disciplinas que tratem das questões da infância; sendo evidenciado que o conceito está sendo associado a fases e etapas de desenvolvimento motor, atrelados à perspectiva desenvolvimentista. Como resultado, pode-se desprender que os currículos de formação inicial, apresentam fragilidades nas múltiplas interjeições com os campos antropológicos e sociais, evidenciando uma lacuna conceitual no processo de formação docente dos cursos investigados.
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