Frequência cardíaca e volume de treinamento no High-Intensity Interval Resistance Training com diferentes intervalos entre estímulos
Por Rodrigo Medeiros (Autor), Rodrigo Baladán (Autor), Adriano Oliveira (Autor), Lenifran Matos-Santos (Autor), Rui Pilon (Autor), Andressa Fidalgo (Autor).
Em Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício (RBFex) v. 20, n 5, 2021.
Resumo
Dentre as variáveis de prescrição do High Intensity Interval Resistance Training (HIRT), destaca-se o intervalo entre estímulos. Uma interessante estratégia de intervalo entre estímulos que ainda não foi investigada na aplicação do HIRT diz respeito ao intervalo autosselecionado (AS). Objetivo: O estudo comparou as respostas da frequência cardíaca (FC) e do volume de treinamento em sessões de HIRT aplicadas com intervalos entre estímulos fixos e AS. Métodos: A amostra foi composta por 12 homens treinados, que foram submetidos a três sessões de HIRT, aplicadas em ordem randomizada, com diferentes intervalos entre estímulos (10 s, 30 s, e AS). Resultados: As respostas de FC não se diferenciaram mediante a aplicação dos diferentes intervalos (P > 0,05), o mesmo não ocorrendo com o volume de treinamento, que foi superior na sessão com intervalo AS (P < 0,05). Conclusão: As respostas de FC nas sessões de HIRT foram similares em todas as estratégias de intervalo entre estímulos investigadas. Devido à eficiência e praticidade, intervalos AS podem ser aplicados para controlar a intensidade do esforço em sessões de HIRT. Todavia, quando o objetivo da sessão recair em um maior volume de treinamento, intervalos de 30 s devem ser aplicados.