Freqüência de Feedback Como Um Fator de Incerteza no Processo Adaptativo em Aprendizagem Motora
Por Herbert Ugrinowitsch (Autor), Ivan Wallan Tertuliano (Autor), Alessandra Aguillar Coca (Autor), Fábio Alves dos Santos Pereira (Autor), Rob Gimenez (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 11, n 2, 2003.
Resumo
Este estudo investigou o papel da incerteza no processo adaptativo em aprendizagem motora. Para isso foi utilizada uma tarefa de preensão, com os sujeitos divididos em três grupos com diferente quantidade de feedback: G 1 (feedback a cada execução); G 2 (feedback a cada duas execuções); e G 3 (feedback a cada três execuções). O experimento teve duas fases: estabilização e adaptação. A ANOVA indicou que o erro absoluto diminuiu na primeira fase, e na segunda fase a ANOVA two way com medidas repetidas indicou que o G1 e o G 3 tiveram melhor desempenho que o G 2. A mesma análise estatística foi realizada para o erro variável e na primeira fase os três grupos diminuíram o erro variável, e na adaptação o grupo G1 e o G 3 tiveram menor variabilidade, com a tendência do G 3 ter melhor desempenho nas duas medidas de erro. Pôde-se concluir que a incerteza foi benéfica para a aprendizagem da tarefa de preensão. PALAVRAS-CHAVE: incerteza, processo adaptativo, aprendizagem motora.