Resumo

Este estudo investigou o papel da incerteza no processo adaptativo em aprendizagem motora. Para isso foi utilizada uma tarefa de preensão, com os sujeitos divididos em três grupos com diferente quantidade de feedback: G 1 (feedback a cada execução); G 2 (feedback a cada duas execuções); e G 3 (feedback a cada três execuções). O experimento teve duas fases: estabilização e adaptação. A ANOVA indicou que o erro absoluto diminuiu na primeira fase, e na segunda fase a ANOVA two way com medidas repetidas indicou que o G1 e o G 3 tiveram melhor desempenho que o G 2. A mesma análise estatística foi realizada para o erro variável e na primeira fase os três grupos diminuíram o erro variável, e na adaptação o grupo G1 e o G 3 tiveram menor variabilidade, com a tendência do G 3 ter melhor desempenho nas duas medidas de erro. Pôde-se concluir que a incerteza foi benéfica para a aprendizagem da tarefa de preensão. PALAVRAS-CHAVE: incerteza, processo adaptativo, aprendizagem motora.