Editora IBICT. Brasil 2013. None páginas.

Sobre

Apresentação

Este livro propõe-se a apresentar um panorama atualizado de temas que constituem o que se chama aqui de “fronteiras da ciência da informação”. Com este termo pretende-se designar tanto questões que se desenvolvem a partir da interlocução com áreas de interface interdisciplinar com o campo, como questões novas e emergentes que se colocam à própria área.

Fronteiras são entendidas como interfaces interdisciplinares, a relação com “o outro” e, logo, consigo mesmo. Fronteiras são também compreendidas como aberturas, áreas de expansão e espaços de criatividade, novos espaços, espaços pioneiros, a rigor frentes que avançam no desconhecido, o qual tem de ser ainda conquistado, compreendido e assimilado.

A ciência da informação tem, desde sua gênese, uma natureza interdisciplinar.

Uma interdisciplinaridade que é dinâmica, que se faz no processo de relações que se estabelecem dinamicamente com outros e novos campos. Ela já nasce no contexto de mudança social, tecnológica e de transformação do próprio estatuto epistemológico das ciências em seu conjunto. É um campo que lida fundamentalmente com o fluxo, que busca e constrói seu estatuto científico no fazer e no (inter)agir.

Este livro pretende somar para o esforço, do qual o Instituto Brasileiro de Informação e Ciência e Tecnologia (IBICT) e o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação/IBICT-UFRJ têm sido pioneiros, de situar as fronteiras em movimento da ciência da informação. Esforço este em permanente construção.
 

Arquivo