Resumo

Introdução:

O basquete pode melhorar a aptidão física dos jovens, promover o crescimento e o desenvolvimento corporal e melhorar a saúde e a capacidade atlética.

Objetivo:

Explorar as características da resposta cardíaca de jogadores de basquete ao aumento da carga de treinamento.

Métodos:

Analisar 12 atletas juvenis em treinamento de basquete amador masculino durante exercícios de carga incremental em esteira por meio de eletrocardiógrafo de 12 derivações para registrar as respostas elétricas do coração, a FC e a pressão arterial em cada nível de exercício.

Resultados:

A frequência cardíaca média dos jogadores de basquete antes do exercício foi de 82,45 ± 11,44 bpm, ligeiramente superior à frequência cardíaca em repouso. Dependendo da carga de exercício, a pressão arterial deve aumentar de 5 a 12 mmHg. Em diferentes condições de treinamento de carga, cada nível de pressão arterial no teste em esteira Bruce deve aumentar 12,5 ~ 44 mmHg. A pressão sistólica dos jogadores de basquete aumentou 2,25 ~ 15,7 mmHg, a pressão diastólica aumentou 0,43 para 11,37 mmHg.

Conclusões:

Nos jogadores de basquete, o estresse psicológico é menor do que a dos não atletas que realizam o mesmo exercício. A grande capacidade de adaptação ao exercício com treinamento de carga incremental, a contratilidade dos músculos ventriculares e o desenvolvimento do coração são bons. Nível de Evidência II; Estudos terapêuticos - Investigação dos resultados do tratamento.

Acessar