Função pulmonar e sonolência diurna em paciente insuficiente cardíaco após reabilitação cardiovascular com ventilação não invasiva e duração de oito semanas: estudo de um caso
Por Ana Paula Pereira (Autor), Letícia Helena Costa da Silva (Autor), Pamela Camila Pereira (Autor), Luís Henrique Sales Oliveira. (Autor).
Resumo
Introdução: Por se tratar de uma síndrome complexa e com complicações pulmonares e hospitalizações frequentes, a Insuficiência Cardíaca representa instrumento de estudo importante na atualidade, bem como as açoes para minimizar sua evolução, que quase sempre se apresentam com morbimortalidade aumentadas anualmente. Objetivo: Relatar o caso de um paciente e avaliar a função pulmonar e sonolência diurna em pacientes com Insuficiência Cardíaca após um Programa de Reabilitação Cardiovascular de oito semanas, com auxílio de Ventilação Não Invasiva. Descrição metodológica: Paciente masculino, 58 anos, histórico de dois infartos agudos do miocárdio em 2023, apresentava distúrbio do sono, fraqueza nos membros inferiores e cansaço moderado, com diagnóstico de Insuficiência Cardíaca classe funcional II.