Resumo

O presente projeto teve como objetivo principal analisar, por meio de série de casos, a funcionalidade e a qualidade de vida de crianças com indicativos de transtornos motores atendidas em programa de estimulação precoce em uma escola de educação especial. Pais/cuidadores (n=06), Professoras (n=02) e Fisioterapeuta (n=01) de seis crianças com indicativo de déficits motores atendidas em um programa de estimulação precoce no município de São José, Santa Catarina, foram selecionados para o estudo. Foram coletados dados sociodemográficos, clínicos e ocupacionais, e ainda sobre funcionalidade (Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade - PEDI) e qualidade de vida (Questionário Pediátrico sobre Qualidade de Vida - Peds-QL), por meio de entrevistas estruturadas com os pais/cuidadores e profissionais que atendiam as crianças alvos. As análises foram realizadas por meio de estatística descritiva e inferencial (Intervalo de Confiança 95% - IC95%), adotando-se nível de significância de p≤0,05. Todos os procedimentos foram aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos. Foi possível verificar que os casos apresentaram diferentes diagnósticos de deficiência (AGD=01; Trissomia 21=02; Síndrome de Microdeleção=01; Encefalopatia crônica não progressiva=02), com diferentes déficits motores (Hipotonia; Atraso no DNPM; AGD/Coordenação motora fina e grossa; Malformação esquelética; Dimorfismo facial; Diplegia em MMII; Atraso do Desenvolvimento Neuropsicomotor). Identificou-se ainda, tanto no PEDI quanto no Peds-QL, diferenças entre os relatos dos respondentes, indicando a complexidade destes constructos relacionados às deficiências, sendo que a percepção dos respondentes sobre funcionalidade parece refletir os atrasos no desenvolvimento, e sobre qualidade de vida indica baixos valores em diversos itens e domínios, principalmente entre as professoras, que apresentaram menos respostas. Já entre os pais/cuidadores parece ocorrer uma superestimação dos itens. Deste modo, pode-se concluir que houve inúmeros itens não respondidos e que os valores descritos indicam condições com grandes comprometimentos à funcionalidade e valores afastados de melhor qualidade de vida. Contudo, sugere-se impactos positivos da estimulação precoce ao oportunizar à família e às crianças com deficiência atividades que podem auxiliar sobre a funcionalidade e qualidade de vida.

O trabalho não possui divulgação autorizada

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