Fundamentos Intelectuais da Educação: Periódicos Essenciais (core) e Seu Impacto Sobre o Conhecimento e Prática da Educação
Por Rodney K. Goodyear (Autor), Dominic J. Brewer (Autor), Karen Symms Gallagher (Autor), Terence J. G. Tracey (Autor), Charles D. Claiborn (Autor), James W. Lichtenberg (Autor), Bruce E. Wampold (Autor).
Resumo
Periódicos acadêmicos são o modo principal de comunicação entre pesquisadores, além de participarem na criação, difusão e prática do conhecimento. Este estudo se propõe a identificar os periódicos americanos mais conceituados pelos pesquisadores da educação.
Como resultado, apesar de não existir consenso entre os participantes da pesquisa, entre 115 periódicos, encontrou-se os 11 periódicos mais procurados que normalmente produzem artigos de revisão. Dentre eles, os tres mais indicados como geradores de maior impacto no conhecimento, política e prática educação são: American Educational Research Journal (AERJ), Educational Researcher (ER), e Review of Educational Research (RER).
Outros periódicos indicados pelos participantes do estudo foram: Education Evaluation and Policy Analysis, Harvard Educational Review, Journal of Educational Psychology, Journal of Teaching Education, Phi Delta Kappan, Educational Leadership, e Teachers College Record. (Trad. Marô Moratto)