Funec - Perspectivas Para o Ensino da Educação Física, Extra-turno, Numa Instituição Pública de 2º Grau
Por Gounnersomn Luiz Fernandes (Autor), Jane Celeste C. C. Eleutério (Autor).
Em IX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE
Resumo
A implantação das aulas de Educação Física em horários extra-turno, em 1993, trouxe dificuldades para o corpo docente da área, que não possuía uma concepção de trabalho sistematizado e sequer tinha um relacionamento profissional entre todos os seus integrantes. Após o primeiro ano de trabalho, nesta sistemática, o grupo de professores já havia conseguido alguns avanços:
*Capacitação interna e externa em encontros semanais;
*Análise e discussão dos dados obtidos mediante o trabalho desenvolvido;
*Elaboração de uma proposta pedagógica, que iniciava com a enturmação dos alunos, passava por uma considerável reestruturação dos conteúdos à serem ministrados, com a inclusão de momentos teóricos e chegava ao encaminhamento de mecanismos avaliativos em termos quantitativos e qualitativos.
O saldo desta proposta de atividades foi positivo, na medida que percebemos o corpo docente mais coeso, susceptível a críticas e predisposto ao estudo das tendências emergentes.