Resumo

As meninas sofrem com uma série de preconceitos que são arraigados socialmente, os quais adentram os muros do ambiente escolar e as afastam da prática. A extrema competitividade com que o esporte é trabalhado na escola, perpetuando a seletividade e a ideia de que os melhores devem se sobressair e ter mais participação, como também as divisões por gênero acabam minando aquelas e aqueles que por ventura se sintam incapazes ou com habilidades restritas para a prática de atividades físicas. Ao analisar as questões de gênero e protagonismo feminino na prática do futebol na escola e ao desenvolver uma unidade didática através do fútbol Callejero, pretende-se equilibrar a participação de ambos os gêneros nas aulas de Educação Física, como também exercitar autonomia e emancipação. Entendendo que a sala de aula pode ser o objeto de pesquisa, com indivíduos atuantes e protagonistas do estudo, a pesquisa participante é o instrumento ideal para avaliar a prática e modificar uma determinada realidade. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Miguel Mollick Italiano, situada do distrito de Piau, zona rural do município de Tibau do Sul, Rio Grande do Norte. A amostra da pesquisa se deu com alunos e alunas matriculados nos 9ºs ano do ensino fundamental II, com 18 alunos no total. Com base na análise de conteúdo foi feita a discussão dos dados coletados nas entrevistas, por meio da análise temática, fundamentada em Minayo (2014). Para a coleta de dados foram utilizados diários de campo e gravações das aulas. Para análise dos dados, além da análise de conteúdo dos diários de campo, também foi feita a observação através de filmagens e gravações. Observou-se através dos diários de campo, que ao longo da pesquisa os estudantes faziam diversas menções aos pilares base do fútbol Callejero: solidariedade, cooperação e respeito, como também houveram citações ao equilíbrio da participação feminina nas aulas. Ações de autonomia e protagonismo juvenil também aparecem no desenvolvimento da pesquisa. Conclui-se que os relatos conseguiram responder aos objetivos específicos desta pesquisa, indicando também a necessidade de mais estudos nesta área.  

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