Resumo

Este estudo foi realizado no projeto de extensão “Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer – Mais Que Futebol (VADL-MQF)”, com o objetivo de analisar, compreender e descrever os processos educativos que decorrem das relações estabelecidas durante as vivências com o fútbol callejero no projeto de extensão “VADL – MQF”. O fútbol callejero propõe regras que o torna diferente do futebol convencional: nas equipes meninas e meninos jogam juntos, não participam árbitros(as) e as partidas se dividem em três tempos. No primeiro tempo, as equipes estabelecem as regras do jogo em conjunto e de maneira consensual, no segundo tempo se joga a partida e no terceiro, todos(as) os(as) jogadores(as) dialogam sobre o desenvolvimento do jogo e se houve respeito às regras acordadas mutuamente. Durante os três tempos o(a) mediador(a) participa facilitando o diálogo e a interação entre as equipes. A pesquisa foi desenvolvida a partir da perspectiva qualitativa, durante a intervenção foram observados quatro encontros entre abril e maio de 2018, de uma turma do período das manhãs de quinta-feira, anotando todas as informações relevantes num diário de campo. Para estabelecer uma compreensão dos dados coletados e anotações sistemáticas registradas em diários de campo, organizamos categorias temáticas. A partir da análise emergiram duas categorias, a saber: a) “Faustinho perguntou” e b) “Ah é bom porque aqui é o único lugar que não somos julgadas por não saber jogar, que nos dão atenção e nos ensinam”.

Acessar