Resumo

Resumo: A cultura, como o acúmulo de ritos, símbolos e comportamentos é base para a promoção de identidades, estas que, quando afirmadas através de representações e apropriadas pelos indivíduos, resultam em pertencimento local. O futebol como manifestação cultural está envolto por símbolos que expõem identidades e tem nos jogos espaços de representação onde estas estão presentes. O Rio Branco Sport Club é um clube de futebol centenário do município de Paranaguá, este, berço da civilização paranaense. O trabalho tem como objetivo demonstrar que o Rio Branco Sport Club, como espaço de construção coletiva, promove identidade e pertencimento a Paranaguá. Para isso, utiliza-se como metodologia uma pesquisa exploratória, com métodos de estudo de caso interpretativo. Para a coleta de dados foi realizada revisão teórica e bibliográfica, observação participante, pesquisa documental e entrevistas. Foram identificados símbolos genéricos, ligados ao futebol do Rio Branco, e símbolos que possuem relação com o local (Paranaguá). Além desses, foi possível observar relações entre torcedores, dos torcedores com o Clube, dos torcedores com Paranaguá e do Clube com Paranaguá, que refletem fatores culturais envolvendo o Rio Branco, além da promoção de identidades no espaço de representação (Estádio Gigante do Itiberê) e de identificação de grupos que possuem ligação tanto ao Clube quanto ao local. O Rio Branco Sport Club, portanto, promove o pertencimento, clubístico e à Paranaguá, em seus torcedores. Palavras-Chave: Cultura; Identidade; Pertencimento; Rio Branco Sport Club; Paranaguá
 
 

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