Integra

Futebol-arte na Copa das Copas! Só podia ser no Brasil!

Para Doctor X Lara.

A magia está de volta. Logo depois da primeira rodada, todos os comentaristas avisaram, os blogueiros analisaram, a turma das mídias sociais ecoou em uníssono, e os torcedores e torcedoras festejaram: uma Copa no Brasil, tinha que trazer alegria mesmo! O espirito do futebol-arte e a alegria da terra do futebol impregnavam todos os times, e a Copa das Copas estava apresentando um futebol ofensivo, alegre, cheio de gols!

De volta a sua casa, o futebol reencontrava a sua verdadeira origem! Com uma media de gols surpreendente, o futebol finalmente bebia nas suas mais profundas e belas tradições. Ao respirarem o mesmo ar dos craques do passado, os tecnicos mandavam seus times para cima! Os craques, inspirados por Coutinho, Chulapa, Diamante Negro e cia,  botavam a bola nas redes! A Copa deveria ser sempre jogada na América do Sul, exclamavam os mais “exclamantes”. Afinal, somos os caras, disto nos entendemos mais que todos. Venham aprender conosco!

Do alto de minha ignorância, eu escrevia para australiano ver que não acreditava muito nisso. No meu post-homenagem ao Garrincha, eu achava que o futebol-arte na Copa estaria confinado a pequenos lances tipo o gol do Van Persie contra a Espanha, e bradava contra a excessiva comercialização do jogo. Caso duvidem, vejam aqui a minha idiotice

https://theconversation.com/futebol-arte-the-soul-of-the-game-a-tribute-to-garrincha-28110

Pois bem, chegamos à semifinal, e quebrei a cara. Acordei cedinho, e junto com meus filhos e filhas testemunhei um jogão de futebol: aquele jogo alegre, ofensivo, repleto de gols, tabelas, grandes jogadas; a busca incessante do ataque, nada de retrancas; um jogo verticalizado, dribles, chutes a todo o momento, algo belíssimo de se ver. A bola não parava, uma verdadeira chuva de gols! Uma proposta deliciosa, que lembrava os melhores momentos daquela arte que somente pode ser produzida em terra brasilis!

Não sou muito chegado a estatísticas, mas com certeza este jogo acrescentou em muito a media de gols do torneio, que dificilmente sera batida – a não ser que logo mais se dispute outra Copa por aí.

Enfim, envergonhado, me uno a cova dos profetas do terror, dos arautos do desespero, das viúvas do tri, e de todos apocalípticos de plantão: assumo, errei. Mea culpa e tudo. O futebol-arte vive e passa bem! Oito gols em uma semifinal de Copa não têm pra ninguém! Vai, Copa das Copas! Mostra pra eles quem manda nessa…ahn…coisa.

Mas como tudo que é muito bom, sempre fica aquela suspeita bem típica de brasileiro.  Aquela pulga. Aquela unha encravada.

Assim, para dirimir quaisquer possíveis duvidas quanto a lisura do processo, queria que alguém me explicasse porque o juiz terminou tudo justamente quando chegávamos lá…Ai tem.

Por Jorge Knijnik
em 9-07-2014, às 4:28

19 comentários. Deixe o seu.

JK,
Vergonha eu teria se tivéssemos, novamente, vaiado o Hino Alemão – como foi vaiado o hino do Chile.
Vencer ou Perder faz parte do jogo. Tomar uma “piaba”, só atesta tudo aquilo que nós já sabemos, mas, ignoramos pelo desejo da vitória.
Só espero que, não só o futebol, mas todos os demais esportes possam ser conduzidos de forma profissional e ética… Porque a “piaba” foi feia! rs
Bom descanso,
ASA.

Por Alexandre S. Amaro
em 9-07-2014, às 5:40.

Isso ai, ASA – que nossos desejos se realizem, porque o futebol-arte ja nos roubaram…Murtosa para tecnico.

Por Jorge Knijnik
em 9-07-2014, às 8:00.

Bacaníssimo Jorjão. Também vi futebol arte, sem barulho, sem fogos; silêncio para a performance; foi um monólogo talvez. Adoro futebol! Mas enfim, queria entender melhor o verdadeiro ‘jogo’ que levou a esse resultado e saber se algumas peças do tabuleiro podem ser substituídas.

Por Neilton Junior
em 9-07-2014, às 14:55.

Nei, voce tem razao, foi um monologo artistico de alto nivel. E pelo andar da carruagem, tem que se trocar o tabuleiro todo…

Por Jorge Knijnik
em 9-07-2014, às 15:01.

Boa JK

Matemática pura. acúmulo de erros = acúmulo de gols.
Mais até antes do que durante o jogo.
Com tanto vídeo e gente disposta a editar não deu para perceber como fizeram os que impuseram dificuldade para os alemães?
A Copa das Copas arrumou uma maneira de ser lembrada para sempre …

Por Ronê Paiano
em 9-07-2014, às 16:04.

Rone, meu Paiano! Para sempre = eternamente. Dentro de nossos coracoes – ou mentes? Nao sei o que e’ pior: estar ai sofrendo desta dor coletiva, ou por aqui, aguentando olhares piedosos ou sarcasticos…Avanti, mi Argentina!

Por Jorge Knijnik
em 9-07-2014, às 16:13.

Boa JK!! Tb vou ficar com a 2° opção.

1)esse cronistas ficam querendo achar culpados. ridículo, de quem é a culpa por não sermos os melhores?.
2) Foi o maior vexame da história do Futiba, duvido que venha a ser superado. E isso por que pensamos que somos os melhores…
3) Foi o jogo mais fácil da copa.
4) torço para pegarmos Argentina no 3° e 4°, quem sabe dá para ter um consolozinho…;
5) Que M. se los ermanos ganharem na nossa casa, vai ter guerra, e não vai ser civil…

Por Dado
em 9-07-2014, às 16:34.

Dado, voce quer dizer a segunda opcao de ‘entre ficar quieto e falar besteira, fico com a segunda opcao’? O pior e’ que hablamos mierda de gratis…voce, por exemplo, fala, fala, guerra e o diabo – mas escreveu ‘ermanos’ sem ‘H’ – voce tambem ficou sem H, bem na ‘ora’, companero? Eu ainda tenho o meu…agazinho…gazeteemos, pois!

Por Jorge Knijnik
em 9-07-2014, às 16:39.

Jorjão, percebeste que há quem leia o que escreves, meu rapaz. Volto à minha ladainha, o futebol em nossa terra brasilis terá de ser repensado, reformado e reorganizado no que tem apresentado de mais nocivo: os poderes e pessoas que o administram. Creio firmemente que a entidade privada, a “dona” ou proprietária de toda essa festa cultural brasileira, tem muito em que ser transformada, os clubes devem se revestir de outra razão que não apenas enriquecer seus mandatários, e aí então possamos pensar em construir equipes dispostas a jogar com essa alegria e arte que você atribuiu aos germânicos. Aliás, parabéns a eles!

Por Luiz Alexandre Lara
em 9-07-2014, às 16:54.

Dr X Lara, eXcitante ve-lo aqui! Voce viu que os alemaes construiram um belo campo de futebol no sul da Bahia, como agradecimento e legado para o povo que os acolheu bem durante a Copa? Tem que criar uma nova entidade e esvaziar a cbf…. Dr X Lara de ouvidor! Castro Alves de presidente! Frevo para hino nacional! Arriba al centro abajo adentro!

Por Jorge Knijnik
em 9-07-2014, às 17:48.

Caro Jorge tive a felicidade da companhia de Ronê Paiano durante o magnífico jogo em que Alemanha mostrou a que veio com preparo e seriedade jogou como nunca e pelo que vimos os alemães aprenderam o futebol arte! Pior para nós!

Por Rui Augusti
em 10-07-2014, às 0:21.

Caro, valeu pelo toque, aliás tinha escrito “irmanos”, acho que até fica mais bonitinho..

Por Dado
em 10-07-2014, às 0:31.

Rui, aconteceu conforme o planejado! Pena que estamos ficando para tras na arte do desplanejumento…pior para o mundo que nao nos entende mais ;(

Por Jorge Knijnik
em 10-07-2014, às 2:29.

Alias, Rui, otima companhia!

Por Jorge Knijnik
em 10-07-2014, às 2:29.

Irmanos e’ um bom neologismo hispanico…e vou torcer pra eles na final…mas acho que nao sei…

Por Jorge Knijnik
em 10-07-2014, às 2:30.

JK, GrazaDeus não vamos ter que passar vergonha contra a Argentina na disputa da semifinal!

Por Raul Milliet Filho
em 10-07-2014, às 2:40.

Raul, voce acha que a final sera um Maracanazzo – sem a presenca do Brasil? Um Maracanazzo antecipado? Arriba, hermanos!

Por Jorge Knijnik
em 10-07-2014, às 3:12.

Futebol-arte contra o futebol-artesanato.

Por General Shemale Cumshot
em 11-07-2014, às 1:35.

Jorge contra Amado. X+Y

Por Jorge Knijnik
em 11-07-2014, às 7:27.

Acessar