Resumo

O presente estudo surgiu do interesse em compreender como a proposta do futebol callerejo pode inspirar a produção do futebol como saber escolar produzido com os princípios da pedagogia crítico-superadora. Devido à importância do fenômeno esportivo na Educação Física escolar, este estudo se mostra relevante, pois apresenta uma ferramenta, a Unidade Didática, possível para um trato pedagógico diferente com o ensino do esporte na escola. Este trabalho tem seu momento predominante como uma pesquisa qualitativa, sendo que num primeiro momento buscamos as aproximações instituintes entre a pedagogia crítico-superadora e o futebol callejero. O segundo momento pode ser expresso pela pesquisa de campo realizada na Escola Municipal Raimunda de Oliveira Passos, que faz parte da rede municipal de educação de Anápolis, na qual se realizou pesquisa de campo, utilizando como instrumento de coleta de dados, entrevista semiestruturada para caracterizar os participantes e grupo focal com doze estudantes dos anos finais do ensino fundamental. O terceiro momento foi a construção do produto educacional que, em resumo, parte das problemáticas significativas encontradas na realidade escolar e busca uma metodologia de ensino que supere qualitativamente esses problemas. Chegamos à conclusão de que o futebol callejero, como uma proposta pouco explorada, se aproxima dos princípios da pedagogia crítico-superadora, no sentido de compreender que o ensino da técnica na forma hegemônica afasta os estudantes das aulas, seja por frustações decorrentes de dificuldades ou pela possível especialização precoce que limita suas habilidades motoras, resultando em desinteresse por parte de alunos e alunas. Na escola, o futebol callejero adquire uma dimensão de trabalho social ao fornecer princípios que permitem uma avaliação tanto do futebol como elemento fundamental da prática social, quanto do próprio sujeito que reproduz ou não certos valores éticos e morais. Para isso, durante as aulas, as crianças devem adquirir as técnicas e os aspectos táticos que compõem o futebol callejero, e através disso desafiar sua própria existência como sujeitos sociais, históricos e críticos, além de promover o pleno desenvolvimento de todas as suas capacidades humanas. Por fim, não há uma abordagem única para ensinar o futebol na escola e o futebol callejero é mais uma metodologia que possui aproximações com a pedagogia crítico-superadora, e dessa forma, fornecemos reflexões para a prática pedagógica em situações de ensino, visando a humanização dos sujeitos.

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