Futebol com emoções no sub-8: análise de um método de ensino pautado no jogo e no diálogo
Por Julio Wilson dos Santos (Autor), Murilo Tiburcio Martins (Autor), Júlio Cesar Quirino de Jesus (Autor), Leonardo Tavares Rodrigues (Autor), Victor Hugo Butzloff de Abreu (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - CIPE
Resumo
Oportunidades de iniciação no futebol apresentam possibilidades e desafios tanto na promoção do desenvolvimento e bem-estar integral quanto no ensino de habilidades transferíveis para outros esportes coletivos e de competências para a vida. Em projetos de extensão universitária, soma-se aos obstáculos fatores como periodicidade de uma sessão semanal, rotatividade e heterogeneidade dos participantes. Visando servir com excelência, tais demandas requerem a busca e aplicação de fundamentações teóricas consistentes e estratégias metodológicas inclusivas e adaptáveis, proporcionando aulas enriquecedoras e abrangentes para todos. Objetivo: Analisar a aplicação de um método de ensino de futebol, na perspectiva lúdica de participação, para a turma sub8 do Projeto Futebol Escola da UNESP Bauru. Desenvolvimento: Baseados na pedagogia não-linear e na dinâmica ecológica, privilegiando como conteúdo de ensino os princípios operacionais e do centro de jogo, cinco graduandos em Educação Física reuniram-se semanalmente, de março a junho de 2024, para estudo, avaliação e planejamento das aulas, estruturadas em roda de conversa inicial, primeira atividade (jogos técnicos e conceituais), segunda atividade (jogos conceituais) e roda de conversa final. Treze aulas de 90 minutos foram ministradas, com participação média de 11 crianças de 6 a 8 anos. Na prática pedagógica, priorizou-se: designs representativos, simplificação de tarefas, divisão em subgrupos de aprendizagem, manipulação de restrições, descoberta guiada e proposição de questões reflexivas. Situações de conflito e desequilíbrio emocional foram gerenciadas em grupo e aproveitadas para introduzir noções básicas sobre emoções. Recorrentes relatos dos alunos e familiares expressaram contentamento, satisfação, melhora na auto percepção emocional e nas habilidades básicas do futebol. Sugestões: O alinhamento teórico-prático numa equipe de educadores pode contribuir para potencialização do processo pedagógico de ensino no futebol infantil. Autorreflexões frequentes e sensibilidade aos alunos, seguidas por readequações metodológicas, aumentam o aproveitamento das aulas. Incentivar compartilhamentos de aprendizados e experiências favorece o engajamento e a retenção da aprendizagem.