Futebol Como Espetáculo: Caminhos Para Conservar Valores Clássicos do Jornalismo na Transmissão Esportiva em Televisão
Por Alexandre Augusto Freire Carauta (Autor), Sérgio Vieira Rodrigues de Carvalho (Autor).
Em XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom
Resumo
Entrevistas em profundidade com consumidores de futebol ao vivo revelam que a valorização deste bilionário produto da indústria de entretenimento é influenciada, de forma significativa, pela capacidade de a experiência de consumo oferecer ao espectador: a) vasto de repertório de significados; b) entendimento; c) ligação afetiva. Conveniente a tais demandas, e impulsionada por avanços tecnológicos, a espetacularização das transmissões de futebol aguça o desafio de conservar valores clássicos do jornalismo, como contextualização, profundidade e compromisso com o bem-estar social, frente ao domínio dos interesses e da estética mercantis. Este trabalho propõe reflexões em busca de aperfeiçoamento da qualificação profissional diante da necessidade de resguardar as fronteiras entre informação qualificada e espetáculo mediático.