Futebol Crítico e Inclusivo
Por Neyse Luz Muniz (Autor), Beatriz Miranda Guimarães (Autor), Karina Costa Cardoso (Autor), Letícia da Conceição Bertilac da Silva (Autor), Mariana Faria Oliva (Autor), Mariana Pacheco Leão Souza (Autor).
Resumo
Na sociedade em que vivemos as relações humanas tem sido, por vezes, marcadas por valores discriminadores e excludentes ligados a questões de gênero, racismo, homofobia, dentre outros. Atitudes pré-conceituosas oriundas dessas formas de segregação estão presentes, mas diferentes instâncias sociais, contribuindo para sua contestação ou reafirmação. Na educação física escolar a não participação nas aulas proveniente de questões de gênero tem marcado a exclusão, e/ou autoexclusão, em algumas manifestações de práticas corporais esportivas como o futebol.
Os objetivos de se trabalhar o conteúdo Esporte a partir de sua manifestação cultural Futebol numa vertente crítica e inclusiva, são os de levar o aluno a posicionar-se de forma crítica nos debates em aula sobre a participação feminina nas atividades propostas durante as aulas de educação física desse conteúdo. Além disso, tivemos como meta a participação dos alunos nas atividades voltadas à aprendizagem dessa prática esportiva, demonstrando relações inclusivas e atitudes não discriminatórias quanto à participação das meninas no contexto das aulas.