Resumo

Na sociedade em que vivemos as relações humanas tem sido, por vezes, marcadas por valores discriminadores e excludentes ligados a questões de gênero, racismo, homofobia, dentre outros. Atitudes pré-conceituosas oriundas dessas formas de segregação estão presentes, mas diferentes instâncias sociais, contribuindo para sua contestação ou reafirmação. Na educação física escolar a não participação nas aulas proveniente de questões de gênero tem marcado a exclusão, e/ou autoexclusão, em algumas manifestações de práticas corporais esportivas como o futebol.

Os objetivos de se trabalhar o conteúdo Esporte a partir de sua manifestação cultural Futebol numa vertente crítica e inclusiva, são os de levar o aluno a posicionar-se de forma crítica nos debates em aula sobre a participação feminina nas atividades propostas durante as aulas de educação física desse conteúdo. Além disso, tivemos como meta a participação dos alunos nas atividades voltadas à aprendizagem dessa prática esportiva, demonstrando relações inclusivas e atitudes não discriminatórias quanto à participação das meninas no contexto das aulas.


 

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