Resumo

O presente estudo teve por objetivo promover uma proposta transdisciplinar de ensino através da recepção de textos literários sobre futebol nas aulas de Educação Física, partindo da hipótese de que o consórcio entre futebol e literatura pode constituir-se como uma possibilidade didática, pedagógica, cultural e humanista em alternativa aos padrões biológico-técnicos comumente utilizados para o ensino do futebol como um conteúdo dentre os existentes na área dos esportes a serem ensinados na escola. Uma vez que, nos textos literários o futebol é representado considerando a multiplicidade de suas relações com a sociedade, a cultura e os sujeitos, por meio da recepção das narrativas, nossa proposta dirigiu-se a conduzir os/as alunos/as a uma leitura autônoma, reflexiva e questionadora sobre o futebol ressignificando a prática pedagógica com este conteúdo na escola. Este trabalho foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Liliosa de Paiva Leite, no município de João Pessoa-PB, tendo como colaboradores dezenove estudantes de ambos os sexos com idades entre 15 e 19 anos da segunda série do Ensino Médio, do ensino regular em tempo integral. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e natureza exploratória, delineada por meio de uma pesquisa-ação. Os instrumentos da coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas, observação participativa e registros no diário de campo. Quanto à análise destes dados, orientamo-nos pelo paradigma interpretativista, utilizando as narrativas dos atores que compuseram nossa amostra como via de acesso à compreensão dos sentidos e significados que foram atribuídos por eles ao futebol, à leitura, à literatura e à experiência de que participaram como colaboradores. Este trabalho teve como produto uma sequência didática, em cuja elaboração bem como nas reflexões e análises ao longo da nossa investigação científica, foram utilizadas as orientações teóricas e metodológicas de estudioso como: Antunes (2004), Guterman (2009), Damatta (1994), Hall (1997), Eagleton (2003) Bourdieu (1983, 1989 e 2002), Betti (2009 e 2017), Darido (2001 e 2007), Altman (2015), Neira (2014 e 2018), Jauss (1994), Cosson (2014) e Lajolo (2004). Assim, ao correlacionarmos o conhecimento teórico-científico à estruturação de ações práticas com o futebol num prisma sociológico, antropológico e cultural, esperamos, com este estudo, ter colaborado com a reflexão sobre as contribuições pedagógicas da recepção dos textos literários sobre futebol na aula de Educação Física, com a ressignificação deste conteúdo no currículo da Educação Física Escolar, com a reconfiguração do papel e do lugar desta disciplina e no projeto político pedagógico da escola e com o fomento à qualificação e à valorização do professor de Educação Física.

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