Futebol feminino, escola e cultura Possíveis impactos das aulas de educação física na perspectiva das atletas
Por Felipe da Silva Triani (Autor), Gabriela Conceição de Souza (Autor), Marconi Silva de Andrade (Autor), Raphaela Pimenta Peres Ribeiro (Autor).
Resumo
O obstáculo à expansão do futebol feminino no Brasil foi principalmente o preconceito, usando justificativas biológicas, culturais e psicológicas. Nas aulas de Educação Física, o futebol era dominante para meninos, enquanto as meninas tinham atividades infantis, e o voleibol era preferido, perpetuando a desigualdade de gênero no esporte. Este estudo teve como objetivo conhecer as relações entre a prática do futebol feminino com a Educação Física escolar, analisando os impactos das aulas sobre a iniciação esportiva do futebol feminino. A metodologia utilizada foi a história oral para coletar experiências de vida visando preencher lacunas em documentação, evitando viés de quem normalmente registra os eventos. Concluiu-se que, a escola não foi o principal local de iniciação ao futebol feminino. Embora as aulas de Educação Física não ofereçam muitas oportunidades, percebemos que houve a influência na decisão em se tornarem atletas de futebol principalmente nos Anos Finais do Ensino Fundamental.