Futebol Feminino no Brasil: Problematizando Saberes de Resistência nas Aulas de Educação Física Escolar
Por Diovanna Stelmam Negeski Aguiar (Autor), Daniel Teixeira Maldonado (Autor).
Resumo
O objetivo desse estudo foi analisar as relações de gênero existentes nas práticas corporais, dando ênfase para o futebol feminino, na perspectiva de produzir conhecimentos que possam ser problematizados nas aulas de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de interpretação de documentos em ambiente virtual online nos endereços digitais do Centro de Memória do Esporte da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especificamente na coleção sobre futebol feminino. O material empírico foi submetido à análise de conteúdo. Foram criadas três categorias sobre a temática, sendo elas: estrutura do futebol feminino no Brasil, relações de gênero no futebol feminino e corpo das mulheres controlado e policiado no futebol feminino. Concluímos que a luta por um ambiente mais igualitário e respeitoso se mantem tanto dentro quanto fora das quatro linhas e esses temas precisam ser debatidos na Educação Física Escolar.
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