Resumo

Introdução: o número de atletas do sexo feminino tornou-se significativo nos últimos anos, aumentando a prática do futebol em diferentes esferas, inclusive nas universidades. O estudo retrata relatos de estudantes-atletas pertencentes a seleção de futsal feminino da Universidade de São Paulo (USP). Objetivo: apresentar e analisar relatos de barreiras e conquistas das atletas universitárias. Método: pesquisa qualitativa com revisão bibliográfica e análise dos relatos. Amostra voluntária com entrevistas individuais. Resultados: de acordo com o roteiro de entrevista foram destacadas algumas categorias que colaboraram para melhor andamento das análises. Início da prática: todas as atletas relataram ter vivenciado o início do futebol no colégio. As pessoas mais influentes eram irmãos, primos e vizinhos. Futebol x vida escolar: 4 atletas receberam bolsas de estudos em colégio e/ou faculdade. Porém, nenhuma relacionou o futebol com seu ingresso na USP. Escolha do curso x futebol: observou-se grande influência dos pais na escolha da primeira graduação. Futebol x família: muitos pais não concordam com a prática do futebol, o que pode justificar a diminuição da assiduidade dos pais nos jogos universitários. Estrutura da modalidade: observou-se que mais da metade das atletas desenvolveram suas habilidades futebolísticas após o ingresso na universidade, sendo que apenas 3 atletas jogaram profissionalmente, recebendo algum auxílio. Dificuldade e motivação: preconceito e falta de apoio dos pais foram as barreiras mais citadas. Seis universitárias pensaram em desistir em algum momento, mas o amor pelo esporte, as amizades e a paixão pelo futebol as fazem continuar. Conclusão: a análise dos relatos serviu para caracterizar a reconstrução de valores, relações pessoais e sociais e histórias que o futebol ajudou a construir. O entendimento das barreiras e a valorização das conquistas visam colaborar na ampliação e visibilidade da prática do futebol feminino universitário e para o desenvolvimento pessoal das estudantes-atletas.

Acessar