Futebol, Mídia e Representação: a Seleção Brasileira Pelos Sites R7 e Globo Esporte nas Olimpíadas de Londres 2012
Por Francisco ângelo Brinati (Autor).
Em XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom
Resumo
Parte-se aqui da hipótese de que as identidades culturais são construídas e reconfiguradas, em parte, pelos meios de comunicação. Os enquadramentos adotados por determinados veículos ajudam na construção de uma percepção da realidade. Essas escolhas envolvem interesses. A disputa empresarial sobre os direitos de transmissão de eventos esportivos pode afetar na construção de determinado objeto a ser noticiado. Supõe-se que os discursos adotados na internet por dois sites de empresas concorrentes – o R7 da Rede Record e o Globo Esporte da Rede Globo -, na cobertura das Olimpíadas de Londres 2012, foram distintos sobre a campanha da seleção brasileira de futebol. O que pode contribuir para a identificação ou a queda de aproximação do torcedor com o time.