Resumo

O trabalho versará sobre o projeto “Futebol: paixão e política”, realizado em um centro educacional ribeirão-pretano, levando em conta sua idealização, desenvolvimento e conclusão. Os docentes das áreas de Humanidades construíram, juntamente com os educandos, o projeto em questão, que trabalha diversas questões históricas, sociológicas e filosóficas através do desporto. Desta forma, refutamos a ideia de que o futebol é um mero entretenimento, entendendo-o como uma prática que nos ajuda a compreender diversas dinâmicas socioeconômicas e políticas sendo, portanto, um fecundo campo a ser trabalhado no espaço escolar, promovendo discussões em torno, por exemplo, da luta de classes, do preconceito racial e de gênero, do consumismo. O projeto procurou mobilizar ações e sensibilidades através da realização de debates, exibição de filmes/documentários e, principalmente, da montagem de um Museu Político do Futebol no colégio, com a exposição de produções dos estudantes. Esse artigo representa um esforço em sintetizar os resultados alcançados pelo projeto e, também, em sistematizar as questões aqui desenvolvidas com o debate sociológico sobre a realidade do futebol contemporâneo.

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