Futebol, Paz e Guerra: Sentidos Dissonantes nos Discursos Duas Peças Publicitárias no Ano da Copa 2010

Por: .

Revista da Educação Física - UEM - v.22 - n.3 - 2011

Send to Kindle


.Resumo

O propósito deste artigo foi analisar duas publicidades que circularam na televisão brasileira no período pré-Copa do Mundo 2010, buscando identificar as estratégias discursivas utilizadas e compreender os aspectos culturais e ideológicos que ancoraram tais discursos. A análise foi desenvolvida com base na Análise de Discurso e na Semiologia. Entre os principais resultados destacamos que uma das propagandas utiliza-se do discurso do esporte como elemento capaz de promover a paz, mesmo entre dois povos culturalmente em conflito,ao passo que a outra se utiliza da metáfora da guerra, tanto no esporte quanto na vida, para a conquista da vitória. O futebol seria o elemento cultural e ideológico capaz de mobilizar estes sentidos dissonantes

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/10064/7764

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.