Futebol e Política Brasileira dos Anos 70 Aos Dias Atuais
Por Rafael Aquino Silva (Autor), Glaucea Kleiber Souza Lima (Autor), Douglas Moura de Souza (Autor), Richard Alcantara de Souza (Autor), Rafael do Nascimento Xavier (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivo:
Verificar a relação entre futebol e a política em nosso país, especificamente dos anos 70 aos dias atuais.
Métodos e resultados:
Foi feita uma revisão bibliográfica, realizada por busca direta de artigos científicos nas bases de dados do GOOGLE ACADÊMICO e também publicações em revistas brasileiras como a revista época, onde ficou observado que o futebol e a política brasileira é um tema pouco abordado no país. Após a revisão teórica, os resultados parciais sugeriram que a busca de um reconhecimento social e de uma ascensão política faz com que o esporte, nesse caso o futebol, seja utilizado de maneira incorreta para alcançar objetivos. Além do fato de, historicamente, o futebol ter sido apropriado no Brasil para a defesa de diversos interesses políticos, econômicos e/ou culturais internos e externos. Embora em um primeiro momento esta apropriação tivesse um caráter político-identitário mais forte, as transformações mais recentes surgidas com a globalização têm feito com que interesses econômicos transnacionais dominem o esporte.
Conclusão:
Ficou claro, apesar da pesquisa ainda estar em andamento, que o futebol e a política andam lado a lado e que talvez seja impossível resistir à estandardização do jogo em tempos de globalização, em que a nova ordem financeira nacional e internacional, o chamado colonialismo de mercado”, domina o futebol.