Resumo

O ensino do conhecimento das “Histórias das modalidades esportivas” tem ocupado os currículos brasileiros da Educação Física estaduais e nacional desde a década de 1990 do século XX. Entretanto, a generalidade das indicações curriculares e a falta de referências teórico-metodológicas contribuem para que existam poucas referências bibliográficas e experiências no contexto escolar. Diante do exposto, este trabalho, organizado sob a forma de artigos, analisou propostas para o ensino das “Histórias do futebol praticado pelas mulheres no Brasil”, na modalidade à distância e presencial. As propostas se referenciaram na teoria da aprendizagem histórica do alemão Jörn Rüsen, dialogando como conceitos como Consciência Histórica e as competências que a compõe: experiência, interpretação da experiência no tempo, orientação para a vida prática. O ensino a distância foi um Curso Online Aberto Massivo (MOOC) ofertado gratuitamente pelo IFSULDEMINAS, através da plataforma TIM Tec, para professores, professoras e estudantes de nível superior. Foram produzidos dados para análise por meio de questionários abertos e pela confecção, pelos cursistas concluintes, de Narrativas Históricas sobre uma questão problema hipotética na qual os redatores orientaram a jovem Cristina sobre sua vontade de ser jogadora de futebol. As respostas exploraram os conteúdos históricos trabalhados no MOOC. O curso presencial foi ofertado somente para estudantes de Educação Física do IFSULDEMINAS. Foram produzidos diários de campo e respostas por meio de questionário de avaliação e produção de planos de aulas. Ambos os cursos buscaram construir alternativas para a materialização da abordagem dos conteúdos históricos do Esporte no contexto da Educação Básica e do Ensino Superior, alicerçados pelo arcabouço teórico elaborado por Jörn Rüsen. Ao final, conclui-se que: as experiências do ensino das “Histórias do futebol praticado pelas mulheres no Brasil” mostraram-se bem-sucedidas, necessitando de alguns ajustes para ofertas futuras; estudantes e docentes manifestaram uma Consciência Histórica Genética, em sua maioria, indicando, como competência de orientação, a necessidade de construir alternativas para o futuro caso a experiência na modalidade não seja positiva, além da necessidade de engajamento para que haja um futuro melhor para o futebol praticado pelas mulheres no Brasil; a produção de planos de aula sobre o tema listou possibilidades de abordá-lo de forma geral ou específica. Buscou-se contribuir com a atuação docente na escola brasileira, elaborando caminhos possíveis para a concretização das prescrições previstas nos currículos estaduais e federal. Além disso, difundir uma História do futebol praticado pelas mulheres no Brasil, como forma de esclarecer sobre as restrições sofridas ao longo de quase um século de existência. Palavras-chave: Futebol praticado por mulheres. Formação continuada. Educação Física escolar. História do futebol feminino. Consciência Histórica.
 
 

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